quarta-feira, 4 de março de 2009

Define fontes de energia.

As fontes de energia dividem-se em dois grupos, as energias Renováveis e Não Renováveis.
Fontes Renováveis:
Fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto ou médio prazo, espontaneamente ou por intervenção humana.
Estas fontes encontram-se já em difusão em todo o mundo e a sua importância tem vindo a aumentar ao longo dos anos representando uma parte considerável da produção de energia mundial.
Exemplos:

Hídrica - É obtida a partir do curso de agua e pode ser aproveitado por meio de um desnível ou queda de agua.

Solar - Provem da luz do sol, que depois de captada pode ser transformada em energia eléctrica ou térmica.

Ondas - Consiste no movimento ondulatório das massas da agua, por defeito do vento. Pode aproveitar-se para produção de energia eléctrica.

Fontes Não Renováveis:
Actualmente, a procura de energia assenta fundamentalmente nas fontes de energia não renováveis, as quais têm tecnologia difundida, mas possuem um elevado impacte ambiental. Importa inverter esta tendência, tornando o seu consumo mais eficiente e substituindo-o gradualmente por energias renováveis limpas.
Exemplos:

Urânio – é um elemento químico existente na Terra, constituindo a base do combustível nuclear utilizado na indústria de defesa e civil. Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outra fonte de energia fóssil.

Gás Natural – embora menos poluente que o carvão ou o petróleo, também contribui para as alterações climáticas. É utilizado como combustível, tanto na indústria como nas nossas casas. Prevê-se que as suas reservas se esgotem nos próximos 60 anos.

Carvão – É um combustível fóssil extraído de explorações minerais e foi o primeiro a ser utilizado em larga escala, é o que se estima ter maiores reservas e o que acarreta mas impactos ambientais, em termos de poluição e alterações climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário